Economia

Carne barata para churrasco: 5 dicas para economizar com receitas deliciosas

Economart
21 de setembro de 2021

Publicado por: Economart

Ver os preços aumentando dá uma desanimada, não é mesmo? Mas, felizmente, existem algumas maneiras de lidar com esse desafio. Com boas dicas de como economizar nas compras do mês você consegue produtos de qualidade, sem que pesem no orçamento da família.

Por isso, não é exagero falar que dá para conseguir carne barata para churrasco e ainda deixá-lo delicioso. Um dos segredos, por exemplo, está no preparo da refeição para que você evite desperdícios e também agrade o paladar de todos.

Continue a leitura e confira nossas dicas para conseguir economizar no seu churrasco!

1. Vá além do tradicional

Muitas pessoas pensam que um churrasco gostoso precisa contemplar apenas as carnes nobres, como a picanha. No entanto, tenha em mente que é possível comprar aquelas peças mais em conta e ainda conseguir um ótimo resultado. Aqui, separamos alguns cortes e oferecemos sugestões para um almoço de sucesso.

Cupim

É a peça que fica logo atrás do pescoço do boi. Tem um sabor característico, além de consistência fibrosa. Costuma ser bem apreciada na mesa, mas, para isso, é importante atingir seu ponto ideal. Afinal, o cupim pede um tempo maior de preparo para que se se torne macio e agradável ao paladar.

Além disso, há uma dica, que, inclusive, é adotada pelos melhores churrasqueiros: a carne precisa marinar desde o dia anterior, caso a intenção seja prepará-la para o almoço. Para cerca de 400g da carne, separe um recipiente, coloque o cupim e despeje o leite 1 litro de leite. Ele precisa cobrir toda a carne. Deixe marinando por 12 horas.

A explicação por trás disso é que o leite amacia as fibras e aumenta a quantidade de suco da carne. E não se preocupe com cheiro e sabor: depois do cozimento, não há resquícios do leite.

No dia seguinte, leve à brasa para selar de todos os lados. Enquanto isso, misture em uma vasilha 4 colheres de sopa de chimichurri, sal grosso a gosto e 1 colher de sopa de azeite. Retire a carne da churrasqueira, faça cortes da peça, despeje o tempero e volte para o fogo.

Linguiça

Além de ser uma carne barata para churrasco, a linguiça pode ser servida como aperitivo. Assim, torna-se uma estratégia para que não seja necessário um consumo grande das outras carnes.

A linguiça costumava vir temperada, então, é só ir direto para a grelha. A dica aqui é deixá-la a uma distância de 40cm do fogo. Além disso, evite usar o espeto. Ao furar, ela tende a ficar mais seca, o que influencia a consistência e o sabor. Outra sugestão é apostar em uma farofinha ou pão de sal para comer junto da linguiça.

Acém

O acém também pode ser uma opção bem gostosa, além de, claro, uma carne barata para churrasco. Um dos truques para deixá-la macia é cortar os pedaços contra a fibra. Ela deve marinar por 2 horas antes do preparo. Para isso, tenha cerveja e sal grosso.

Deixe que o líquido cubra toda a carne. Após marinar, tempere a peça com azeite, alho e pimenta-do-reino antes de levá-la à churrasqueira.

Asinha e sobrecoxa de frango

Mais uma opção que sai em conta e fica uma delícia é o frango. A asinha fica ótima quando bem crocante, o segredo é esperar formar aquela casquinha por cima, antes de servi-la. Já a sobrecoxa tem um pouco mais de gordura, assim tende a ficar bem macia.

Uma dica: prepare um tempero com sal e alho e deixe marinando as peças por 10 minutos.

Carne de porco

O porco também pode ser uma carne barata para churrasco, sabia? No entanto, assim como as outras sugestões, ele também tem algumas técnicas que contribuem para o preparo.

Uma delas é atingir o ponto certo. Se a carne ficar mal-passada, há riscos de contaminações. Se passar muito, fica dura e perde a suculência.

Ao usar o porco para o churrasco, prefira as peças com mais gordura e pele (como a costela e o pernil), pois ficam mais macias e apetitosas. Além disso, é preciso ter paciência para assar, já que outro truque da carne de porco é não usar o fogo alto.

2. Calcule uma média de gastos

Seguindo com as nossas dicas para economizar no churrasco, calcule corretamente a quantidade de carne a ser comprada. Na maioria das vezes, o gasto sai alto porque superestimamos o consumo.

Bem, é claro que isso pode ser subjetivo. No entanto, dá para ter uma noção aproximada. Alguns churrasqueiros sugerem 400g por adulto. Contudo, você não precisa seguir isso ao pé da letra. Pode, por exemplo, investir em algumas estratégias, como a de ter vários acompanhamentos, assunto sobre o qual falaremos a seguir.

3. Capriche nos acompanhamentos

Para que os acompanhamentos não fiquem de enfeite na mesa, você precisa caprichar no preparo. As pessoas precisam ter a sensação de que estão gostosos e que vale a pena experimentá-los. Aqui vão ótimas sugestões:

  • pão de sal: como já falamos, fica ótimo com linguiça. Ambos podem ser servidos como entrada. Inclusive, muitas pessoas gostam de montar um sanduíche, incrementando com temperos. Por isso, também tenha ketchup, mostarda e maionese;
  • pão de alho: agrada também a vegetarianos. Uma ideia para economizar é fazer uma pasta de alho caseira e passar no pão de sal;
  • farofa: com bacon ou sem, é um acompanhamento infalível para qualquer churrasco;
  • vinagrete: serve como tempero, sendo uma opção gostosa e que não sai cara;
  • aipim/mandioca: há aqueles que preferem o aipim bem macio, quase derretendo. Outros gostam de mais consistente. De qualquer forma, combina com qualquer carne;
  • feijão tropeiro: alternativa que sai barata, é simples de preparar e agrada à maioria das pessoas;
  • batata frita: assim como o pão de alho, também une todas as preferências. Dificilmente alguém resiste a uma batatinha frita. Aproveite o dia de feira para comprar as batatas fresquinhas;
  • legumes: também ficam gostosos na churrasqueira, sabia? E são simples de preparar. Experimente fazer espetinhos de berinjela, abobrinha e tomate-cereja, temperando-os com suco: uma bebida geladinha sempre cai bem! Aproveite as frutas da estação para ter bons descontos!

4. Dê preferência às carnes frescas

Muitas pessoas acham que comprar a carne embalada a vácuo é mais seguro. Porém, existem açougues excelentes que vendem peças frescas. Nesses casos, é interessante optar pela compra do kg de carne no balcão. Assim, você não abre mão da qualidade e ainda consegue economizar!

5. Aproveite as promoções

Alguns supermercados fazem boas promoções, então, essa é outra estratégia para conseguir carne barata para churrasco. Acompanhe as redes sociais, o site ou o WhatsApp daquele mercado no qual você confia. Fazendo isso, você fica por dentro das ofertas e aproveita as melhores oportunidades.

Enfim, viu que dá para conseguir carne barata para churrasco e, ao mesmo tempo, ter uma refeição deliciosa? Não se esqueça de escolher um lugar confiável para suas compras. Afinal, a qualidade dos produtos influencia o sabor e a saúde da sua família!

Gostou do conteúdo? Então, acompanhe o Economart nas redes sociais! Assim, você não perde nenhuma dica e, ainda, fica sabendo das nossas promoções! Estamos no Instagram e no Facebook.

Posts Relacionados

Saiba economizar comprando as frutas da estação

Economart
9 de julho de 2021
leia agora
icone para o facebook icone para o facebook icone para o facebook
Produzido por: